Representantes da CAMPEB de 11 municípios da região participaram da primeira reunião em Itabela, Costa do Descobrimento na manhã desse domingo (07).
Em uma reunião na capital baina no mês de dezembro do ano pasaado, o presidente da CAMPEB. Luiz juntamente com Vice, Ademi Daguia e mesa diretora decidiram que dos 98 munipios que a CAMPEB esta instalada Itabela foi a escolhida perante a maioria para realiza a reunião, onde tem como presidente da central o senhor Daguia responsável por 5 município da costa do descobrimento.
Foto: HB, da reunião deliberativa da diretoria da CAMPEB em Salvador, 1o de Dezembro 2023
O obejtivo da reunião foi duscutir e debater a melhoria e a condicoēs de vida dos agricutores da região. Na ocasião o senhor José Raimundo (vindo da região do semi árido) fez uma explanação sobre o “Crédito Fundiário”, onde o mesmo sanou muitas duvidas dos agricultores e o senhor Chatles (vindo de Teixeira de Freitas) explanou sobre a ”Regularização Fundiária“. Durante a reunião foram franquiados a palvras para todas as liderancas representando suas respectivas região e dois minutos para os agricultores no plenário.
Ao Portal de Notícias Vejonamidia, o senhor Luiz, presidente da CAMPEB, disse: “Que em março deste ano acontecerá um encontro e uma (Feira de Mobilização) em Salvador no dia 16, e que irá reunir todas as 98 centrais em Salvador. As nove regionais que estão organizadas no estado da Bahia. As nove centrais de associações irão se encontrar em Salvador, onde estaremos divulgando nosso trabalho e discutindo nossa pauta e nossos objetivos. Estamos nos preparando através dos encontros regionais para que possamos chegar em Salvador e realizar uma boa discussão da nossa pauta junto aos órgãos do governo do Estado e do governo federal, e sentar com o governador para que possamos debater que existe um movimento, que defende os companheiros das centrais regionais, que é a CAMPEB, que é a Central Estadual, e que será o movimento que falará em nome de todos os companheiros de todas as regionais. Então vamos nos preparar para quem vai para a mobilização da feira, para o pessoal ir se preparando para que possamos estar em Salvador durante esses cinco dias discutindo com o governo federal e com o governo do estado a necessidade de investir na infraestrutura da agricultura familiar, e esses são os nossos objetivos que iremos cobrar: mais água, mais investimento, mais plano safra, mais cadastramento das famílias, mais crédito fundiário e mais família com terra, e quem já tem a terra é só se organizar. Tem infraestrutura na questão de trator, na questão de implementos agrícolas, na questão de estar tocando a luta pra frente, chegar até os pequenos agricultores para beneficiar a produção daqueles que já têm produção, organizar as barracas para os feirantes, água para quem precisa de água. Então tudo isso iremos debater dentro da nossa pauta junto ao governo do Estado. Estamos indo a Salvador com esse objetivo, para buscar melhorias e condições de vida para o homem do campo“, Finaliza Luiz.
Daguia, vice-presidente da CAMPEB e presidente da Central de Itabela, enfatizou a relevância da reunião e expressou sua satisfação com o fato de a primeira reunião da CAMPEB ter ocorrido em Itabela. Daguia parabenizou todos os participantes e ressaltou a importância de todas as centrais participarem da mobilização que ocorrerá em Salvador no mês de março
Por: Hélio Brasil – Vejonamidia.com “Você conectado à Notícia”