Advertisement Section
Header AD Image

Conceição Lemos, correspondente do “Vejonamimídia”, traz na Coluna de Literatura, Educação e Arte, informações que registra o grande evento da Primeira Mostra Cultural que ocorreu no dia 22 de março de 2025, em Lavras da Mangabeira. Foi um momento de resgate da música e arte com a primeira mostra cultural na antiga estação ferroviária, restaurada e hoje funciona a Secretaria de Cultura Municipal e a Biblioteca Pública Municipal. Em torno da praça foram realizados os shows musicais e apresentação de poesias Inicialmente foi cantado o hino municipal com as presenças do Prefeito Municipal, Sr Ronaldo Pedroza , a primeira- dama Isabelly Alencar Secretaria de Assistência Social , a Secretaria de Cultura a senhora Francisca Holanda, idealizadora da Primeira Mostra Cultural e demais secretários municipais e vereadores de Lavras da Mangabeira .Um momento de recordações e de apresentações de novos cantores e compositores, além das exposições de artesanatos e objetos antigos em que remete a memória e história de Lavras da Mangabeira, no estado do Ceará.

Prefeito Ronaldo Pedroza

Lavras da Mangabeira,celebra à cultura, O palco de um evento memorável que marcou o resgate da música e das artes locais. A Primeira Mostra Cultural na antiga estação ferroviária reuniu um grande público e se tornou um marco na história cultural da região.

Primeira Dama e secretária de Ação social Isabelly Alencar, aí meio Prefeito Ronaldo Pedrosa e Georgia Macedo -Vereadora.

Francisca Holanda – Secretaria de Cultura do Município e João do Crato – Cantor e bailarino (convidado)

O evento, promovido pela Secretaria de Cultura Municipal com apoio da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, contou com as presenças do Prefeito Ronaldo Pedroza e da primeira-dama Isabelly Alencar, Secretária de Cultura a senhora Francisca Holanda, e demais Secretários Municipais, bem como vereadores e a comunidade lavrense. Todos celebraram um momento de grande importância para a preservação e valorização da cultura local. A programação foi recheada de apresentações de músicas, poesias, e até o Hino Municipal foi cantado por todos os presentes, criando uma atmosfera de união e patriotismo.

O ponto alto da Mostra Cultural foi a oportunidade dada aos novos talentos da música e da poesia. Diversos cantores e compositores locais tiveram a chance de apresentar suas músicas, destacando a riqueza cultural da cidade. A plateia vibrou com o surgimento de novos nomes, que prometem marcar a cena artística da região nos próximos anos.

Além disso, o evento contou com uma exposição de artesanato e objetos antigos, que remetem aos tempos passados de Lavras da Mangabeira. Peças que narram a história da cidade, como utensílios do cotidiano, móveis antigos e obras de artistas locais foram expostas, proporcionando uma viagem no tempo para os participantes. Essa mostra trouxe à tona a memória histórica do município, permitindo que os mais jovens conhecessem um pouco mais sobre o passado e a trajetória de sua cidade.

Rejane Pessoa – Artesã e cantora gospel

A antiga estação ferroviária, que se tornou um centro cultural, foi o cenário perfeito para essa celebração, pois é um local carregado de história e simbolismo. Ao longo dos anos, A estação teve um papel crucial no desenvolvimento de Lavras da Mangabeira, com o transporte de trem até a capital cearense, a cidade de Fortaleza e passando demais cidades do interior do Ceará, e hoje, representa um elo entre o passado e o presente da cidade.

O evento não apenas celebrou a arte e a cultura, mas também, promoveu à integração da comunidade lavrense,, que se viu unida em torno de suas tradições e do desejo de reviver e preservar suas raízes. A primeira Mostra Cultural de Lavras da Mangabeira foi, sem dúvida, um sucesso e promete ser apenas o começo de uma nova fase para a cultura local, que, com o apoio da Prefeitura e da comunidade, tem tudo para crescer e se fortalecer cada vez mais.

Esse momento de resgate cultural é um reflexo do empenho das autoridades municipais em promover o desenvolvimento da arte e da cultura, elementos essenciais para a construção de uma identidade sólida para o fortalecimento da cidade como um todo . Momento de recordações e de apresentações de novos cantores e exposições de artesanatos e objetos antigos em que remete a história de Lavras da Mangabeira, no estado do Ceará.


Dra. Ana de Lemos – Farmacêutica/Bioquímica e Professora, Patrícia – Professora e Conceição Menos – Jornalista e Membro da ACLA. (Academia de Ciências, Letras e Artes Columinjuba – Maranguape – CE. Cadeira 11.

Conceição Lemos, Jornalista .

Vejonamidia/Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close