A gestão do ex-prefeito, Junior Dapé que reside em Eunápolis/Itabela, foi marcada por completo descaso com a cidade e com os cofres públicos, além da ausência de comprometimento com os Itabelenses. Denunciado na época por desvio de verbas, pela Câmara Municipal e pelo Ministério Público o ex-prefeito Dapé foi detido pela Polícia Federal em sua luxuosa residência, que frequentemente ficava fechada por ele morar em Eunápolis.
O prefeito raramente estava presente na cidade, aparecendo apenas alguns dias durante sua desastrosa gestão. Essa ausência direta resultou em vários problemas cruciais, com a falta de transportes escolar e universitários, fechamento de BR, diversas paralisações e com isso causaram grandes e sérios prejuízos financeiros, psicológicos e familiares para os munícipes, principalmente para o comércio, agricultores, lojistas e para a cidade.
Além das obras superfaturadas de acordo TCM, outros problemas visíveis foram relacionados limpeza urbana. Em 2015, Itabela enfrentou sérios problemas com falta de manutenção e limpeza adequada das vias públicas. O acúmulo de lixos nas ruas tornou uma questão crítica, com coleta irregular e áreas públicas abandonadas, afetando não apenas a estética da cidade, mas também a saúde pública e o bem-estar dos moradores.
Segundo relatório do RH, o ex-gestor Júnior Dapé foi irresponsável em não manter em dia os compromissos financeiros essenciais. Salários dos servidores públicos frequentemente atrasados e o não pagamento do décimo terceiro salário foi recorrentes, causando angústia e incerteza entre os funcionários municipais. Esses problemas financeiros também contribuíram para aumentar o índice de servidores de diversas áreas na gestão com sintomas depressivos, além da sensação generalizada de instabilidade e desconfiança na gestão de Dapé.
A falta de compromisso de Dapé durante seu mandato resultou em uma série de crises na saúde, esporte, lazer e segurança pública, gerando problemas na sociedade, como, arrombamentos, roubos e furtos em residências e estabelecimentos, levando muitos a deixarem a cidade devido ao medo e insegurança.
Os cidadãos enfrentaram dificuldades diárias devido a irresponsabilidade e incapacidade da trágica administração do ex-prefeito Dapé às necessidades mais básicas da comunidade e de deixar vários elefantes brancos e muitas ruas com problemas de buracos, alagamentos, e sem asfalto e sem calçamentos.
Redação Por: Hélio Brasil