Há 7 anos como diretor do departamento de Tributos do município de Itabela, o senhor Geilton Pereira conversou com o portal de notícias Vejonamidia.com. Na ocasião, ele relatou como assumiu o setor de tributos e como está atualmente.
Um marco histórico foi a Requalificação Fundiária Urbana (REURB), que era um sonho do Prefeito Luciano Francisqueto e agora se tornou uma realidade para mais de mil famílias de Itabela nos bairros Vila (Jaquiera), Ouro Verde e em breve em todos os bairros.
Boa tarde! Em nome do Portal de Notícias Vejonamidia.com, gostaríamos de agradecer por tirar um pouco do seu tempo para esse bate-papo.
Boa tarde ao Vejo na mídia e boa tarde a todos os internautas do site. Eu que agradeço e é um prazer recebê-los aqui na minha sala para esse importante bate-papo.
Sr. Geilton, como é sabido por todos, o Departamento de Tributos é o coração da prefeitura, uma vez que é responsável por recolher as taxas, tributos e impostos dos contribuintes. É visível para os moradores de Itabela que essa arrecadação está sendo investida em melhorias na qualidade de vida dos munícipes. Como o senhor se sente após 7 anos à frente de uma pasta tão importante como a de Tributos?
Certamente! Quando assumi a direção do Departamento de Tributos há quase 7 anos, encontrei uma situação bastante desafiadora. O setor estava desorganizado, com processos obsoletos e falta de integração entre os sistemas. A arrecadação tributária estava abaixo das expectativas e a falta de fiscalização e cobrança efetiva dos impostos contribuía para isso. Além disso, não havia um combate adequado à sonegação fiscal e à informalidade.
E como foi o processo de reestruturação do setor de tributos? Quais medidas foram tomadas para melhorar a arrecadação e a fiscalização dos impostos?
Para reestruturar o setor, primeiramente realizamos uma análise minuciosa de todos os processos e sistemas existentes. Identificamos as principais falhas e gargalos e buscamos soluções em parceria com a Prefeitura municipal para melhorar a eficiência e a integração do setor. Além disso, investimos em campanhas de conscientização e educação fiscal, buscando trazer mais transparência e informação para os contribuintes. Estabelecemos parcerias com a prefeitura para facilitar o pagamento de impostos e criamos programas de incentivo à regularização fiscal. Ampliamos a equipe de trabalho e investimos em sistemas inteligentes de cruzamento de dados, o que permitiu identificar e combater a sonegação e a informalidade de forma mais efetiva.
E qual foi o resultado dessas ações?
Posso afirmar que tivemos resultados significativos ao longo dos anos. A arrecadação tributária aumentou consideravelmente, ultrapassando as metas estabelecidas. A regularização fundiária urbana, por exemplo, foi um grande marco em nossa gestão, trazendo segurança jurídica para os moradores e impulsionando o desenvolvimento urbano. Isso resultou em um ambiente mais justo e equilibrado para os contribuintes e fortaleceu a economia local.
Vejo na Mídia: E qual a importância para o município e para o cidadão?
Sr. Geilton: Com essas ações implementadas durante a gestão Francisqueto, foi importante para todos os moradores de Itabela, uma vez que a infraestrutura da cidade melhorou. As ruas foram pavimentadas e, com os títulos de propriedade em mãos, entregues pelo prefeito Francisqueto, automaticamente houve uma valorização considerável dos imóveis.
Muito obrigado, Sr. Geilton, por compartilhar conosco essas informações sobre a sua gestão no setor de tributos de Itabela. Desejamos um feliz Natal para o senhor e toda a sua equipe de trabalho, um próspero ano novo e sucesso contínuo em suas atividades.
Eu que agradeço a oportunidade de compartilhar um pouco do meu trabalho com vocês. Agradeço também o apoio da prefeitura de Itabela e do prefeito Luciano Francisqueto, que tem sido fundamental para o sucesso das ações desenvolvidas no setor de tributos. Estamos à disposição para seguir trabalhando em prol do desenvolvimento do município e pelo bem comum. Um feliz Natal e próspero ano novo para todos os moradores de Itabela e para o Vejo na Mídia.
Por: Hélio Brasil vejonamidia.com
“Você Conectado à Noticias”